Jateamento e Pintura Industrial

Piso Epóxi de Alta Resistência
1 de junho de 2016

A preparação das superfícies é de suma importância para se obter uma pintura durável e de qualidade, com o preparo aumentamos os pontos de ancoragem da superfície proporcionando uma maior aderência da tinta.

No preparo de superfícies além da limpeza nos padrões St2 e St3 (limpeza “cuidadosa” e “rigorosa” respectivamente) executamos todos os graus de jateamento abrasivo.

A ENGECOATING CONSTRUÇÃO E MONTAGEM LTDA também é responsável pela especificação do preparo da superfície e aplicação de pintura e controle de camadas, a começar pela definição dos abrasivos, seja granalha de aço, óxido de alumínio, sinter ball, esfera de vidro entre outros, sempre respeitando o meio ambiente, leis e normas vigentes.

Conceitos sobre Jateamento e Pintura

O que é o Jateamento: é o método mais eficaz para remoção de resíduos de superfícies tipo carepas soltas de laminação, cascas de fundição, regiões oxidadas e tintas envelhecidas.

Quais os tipos de abrasivos: granalha de aço, micro esfera de vidro, escória de fundição de cobre, óxido de alumínio, cobal e outros.

O que é Pintura industrial: consiste na interposição de uma película, em geral orgânica, entre o meio corrosivo e o material metálico que se deseja proteger. Estes revestimentos são aplicados por forma de TINTAS.

Para que serve a Pintura industrial: a Pintura Industrial tem uma série de utilidades, tais como: Identificação de fluidos em tanques, reservatórios, tubulações, etc., maior ou menos absorção de calor, finalidade estética, sinalização de estruturas e/ou equipamentos e para TRATAMENTO ANTICORROSIVO.

O que é corrosão: corrosão é a deterioração de um material, especialmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio, e deve ser combatido, pois com a corrosão, há uma perda de matéria (aço), o que implica na confiabilidade operacional do equipamento. O metal se desfaz gradativamente, causando a perda total do equipamento. Podemos minimizamos esse processo corrosivo por meio de aplicação de tintas, que formam uma proteção por barreira impedindo a passagem das intempéries ao aço.

O que são Tintas: são substâncias químicas em forma líquida, pastosa ou em pó, que após aplicação e cura, forma um filme seco, duro e obliterante. São constituídas de resina, pigmentos, solventes e aditivos.

Para fins de proteção anticorrosiva de estruturas metálicas ou de equipamentos, um esquema de pintura é composto, na maioria dos casos, por três tipos de tinta: Tinta de fundo (primer), Tinta intermediária e Tinta de acabamento.

 

Quero um Orçamento
-->